Pages

7 de jul. de 2013

Você sabe quais potes realmente podem ser utilizados no micro-ondas?

Você já reparou que na base dos potes de plástico, existe um triângulo de setas com um número dentro?



Quando vamos comprar pote plástico, existe uma gama enorme desses utensílios, diversos tamanhos, cores e preços... São muito utilizados devido à praticidade que oferecem, para armazenar alimentos, são leves, flexíveis e fáceis de usar, mas são os que apresentam maior risco de contaminação em comparação com os potes de vidro, pois possuem uma série de compostos químicos, possuem substâncias tóxicas (BPA ou bisfenol-A) que não ficam apenas no material plástico e passam para o alimento ou bebida contida no recipiente. Se o pote for levado ao micro para aquecimento, a quantidade da substância tóxica aumenta e é liberada 55 vezes mais rápido que o normal. O BPA, ou Besphenol A, foi ligado a hormônios causadores de câncer em alguns produtos, particularmente em mamadeiras e garrafas esportivas.

Mas como saber se eles realmente são seguros?

Uma maneira de diferenciar os vários tipos de plástico é observando o símbolo da reciclagem; um triângulo de setas, geralmente encontrado na base dos recipientes. Dentro desse triângulo há, às vezes, um número que denota o tipo de plástico do qual o recipiente foi feito. Além de conferir o número marcado, é importante ver se o pote possui o símbolo de copo e garfo no fundo, que significa que o material é apto a ter contato com alimentos.

Não são seguros no micro-ondas: 3, 6, 7

Ainda que o número dentro do símbolo de reciclagem não determine definitivamente se o plástico é necessariamente reciclável, ele definitivamente especifica se pode ir ao micro-ondas. Evite colocar os tipos 3 PVC, 6 poliestireno e 7 policarbonato. Eles são potencialmente cancerígenos e podem liberar na comida Besphenol A, uma toxina potencialmente mortal. Isso também inclui o tipo 6 Styrofoam.

Às vezes são seguros: 1, 2, 4

Tenha cuidado com os tipos 1 polietileno tereftalato, 2 polietileno de alta densidade e 4 polietileno de baixa densidade. Esses tipos são seguros para uso em micro-ondas quando reforçados com fortificadores químicos que previnem que o plástico derreta. Esses plásticos são misturados para criar recipientes de iogurte ou margarina, que definitivamente não podem ser utilizados no micro-ondas. Os tipos 1, 2 e 4 são seguros porque são resistentes ao calor e não derretem, mas não por serem seguros quando quentes e em contato com a comida.

O melhor: 5

O tipo 5 polipropileno é frequentemente etiquetado com "seguro para micro-ondas". Esse plástico é forte e resistente ao calor, e permanece transparente mesmo quando exposto ao molho de tomate. Quando recém retirado do micro-ondas, ele permanece frio. Porém, todos os plásticos derivam do petróleo; então, não importa o tipo de plástico, altas temperaturas fazem com que substâncias químicas sejam liberadas na comida. Quando o recipiente começar a entortar ou demonstrar sinais de uso, o dano aumenta; então, não continue a utilizá-lo em micro-ondas e lava-louças.






25 comentários:

  1. PERIGO, PORQUE ENTÃO ESSES RECIPIENTES SÃO FABRICADOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que que essa moça ta falando?

      Excluir
    2. Nossa que resposta mais idiota essa sua.Ela tá certíssima porque fabricar potes que prejudica a saúde das pessoas.
      Faça potes que não prejudicam a saúde.👏👏👏👍👍👍

      Excluir
    3. Na verdade o que está errado é colocar um recipiente no micro-ondas sem saber se pode. As embalagens e a maiorias dos recipiente fabricados são para guardar coisas, as pessoas devem ter ciência do que elas colocam no micro-ondas, a responsabilidade é do usuário. Agora se a embalagens for própria para uso no micro-ondas o fabricante deve deixar isso visível. Também tem essa informação no manual do micro-ondas.

      Excluir
  2. Pergunto que tipo de alimento pode ser levado ao micro-ondas mesmo para o tipo de vasilhame plastico mais seguro o 5. O alimento pode estar engordurado? Sei que a gordura eleva substancialmente a temperatura em micro-ondas; dizem que pode chagar a 600°. O que acontece nesses casos? Há restrição para esquentar alimento feito ou que contenha óleo vegetal (soja).

    ResponderExcluir
  3. Excelente blog linda, parabéns Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. texto copiado sem dar créditos

    ResponderExcluir
  5. Lamento mas as informações acima são totalmente desprovidas de comprovação científica. Nenhum dos plásticos citados e utilizados para fabricação de embalagens para contato direto com alimentos possuí PBA (Bisfenol A). Além disso também não foram encontradas evidências científicas de que o BPA tem potencial cancerígeno. Tainá, toda sua formação em nutrição é voltada para alimentos. E disso, tenho certeza que você entende bastante. Porém, divulgar este tipo de informação sobre embalagens sem pesquisa científica profunda é um risco muito grande. Afinal, você é uma formadora de opinião. Pense na responsabilidade que isto trás para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivam, a sua alegação é novidade pra mim. Em toda parte, e há muitos anos, vejo e ouço essas informações sobre o BPA. E agora, em quem vamos acreditar?

      Excluir
    2. Fica quieto, cara. "Ain... Não tem comprovações científicas..." O desenho no pote com a numeração é o que , cara?

      Excluir
  6. Parabéns Tainá! Obrigado pelo alerta, Paulo o Apóstolo pede que toda a igreja em todo lugar seja como os de Beréia, comparando e verificando na palavra de Deus se o que se fala é verdadeiro, vamos buscar nos óbitos os que apresentaram bisfenol ou biprofenol no laudo, se é que não estão escondendo a estatística para não alertar a população e continuarem a receberem impostos. Só o que interessa para essa classe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cleber! Admiro seu interesse pelas escrituras. Peça ao Pai Altíssimo e nosso Criador a direção para a verdade quanto ao seu entendimento espiritual, tornando completa sua libertação do engano deste sistema religioso nascido com Imperador Romano Constantino. "Sai dela povo meu." (Apocalipse 18:4)

      Excluir
  7. Respostas
    1. TUPYVARE IUASHAISUAHSAUISAHUSIAHSUIASHAUISHASUIAS
      AAAAAAAAAAAA BERROOOO

      Excluir
    2. TUPYVARE? kkkkkkkkkkkk não acredito que ele falou mesmo isso kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  8. Gostei muito das informações. Grato

    ResponderExcluir
  9. Façam potes seguros que nos Seres Humanos possamos utilizarmos sem medo de prejudicar nossa saúde🤔😄👏👏👍👍

    ResponderExcluir
  10. Esses potes são muito práticos,as para o micro-ondas eu uso o vidro...

    ResponderExcluir
  11. Para os bobos de plantão, na duvida use um pote de margarina. Pois em casa de pobre morre um pote de Margarina e nasce um Tupperware.KKKKKKK

    ResponderExcluir